Melhores práticas para gerenciar o fluxo de caixa em empresas

Entenda o que é o fluxo de caixa, sua importância em qualquer negócio e as principais práticas para um controle financeiro eficiente.

O fluxo de caixa é mais do que um registro de entradas e saídas de dinheiro de uma empresa, além disso, também é uma ferramenta fundamental para a gestão financeira. Seu objetivo é possibilitar uma visão clara da movimentação financeira e auxiliar no planejamento e na tomada de decisões. 

Independentemente do tamanho do negócio, você deve registrar todas as suas receitas e despesas, garantindo um controle preciso e eficiente das finanças empresariais. Assim, leia nosso artigo para entender algumas práticas fundamentais para isso.

Como funciona o fluxo de caixa de uma empresa?

O fluxo de caixa é fundamental na gestão financeira de uma empresa, é também essencial para compreender sua realidade financeira. Ele controla todas as entradas e saídas de recursos do caixa, como recebimentos, pagamentos, vendas e gastos, fornecendo uma visão clara da movimentação financeira.

É importante destacar que não há limites de valores para o fluxo de caixa, todos os gastos e receitas, independentemente da quantidade, devem ser registrados. Além de projetar o momento financeiro da organização, o fluxo de caixa funciona como um planejamento organizacional.

Por exemplo, se a análise do fluxo de caixa indicar que os valores recebidos do próximo mês serão insuficientes para cobrir os gastos, a empresa terá tempo e oportunidade para buscar formas de reverter essa situação. Da mesma forma, se a previsão aponta um mês positivo, a empresa pode criar estratégias para atrair mais clientes, e manter essa positividade, por exemplo, lançar promoções.

Algumas práticas recomendadas para um bom controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa vai proporcionar uma visão da real situação da empresa, por isso é preciso controlá-lo bem através de algumas práticas. Listamos algumas a seguir.

Estabelecer um período de acompanhamento do fluxo de caixa

Para aprimorar o controle do fluxo de caixa da sua empresa, é essencial definir um período de acompanhamento regular, ou seja, separar um momento para fazer as análises do fluxo. Recomenda-se uma análise diária ou, no máximo, semanal.

Registrar todas as contas a pagar e a receber

Todas as contas da empresa precisam ser registradas, isso vale tanto para contas a pagar quanto para receber. Ou seja, se a empresa efetuou a compra parcelada de qualquer produto é necessário se atentar ao prazo de vencimento, especialmente no que se refere a impostos.

Utilizar um bom software de gestão financeira

Um bom software de gestão financeira pode simplificar e automatizar o controle do fluxo de caixa, tornando-o mais eficiente e preciso, além de facilitar a análise de dados e a geração de relatórios. Por isso, existem diversas opções de softwares, tanto pagas quanto gratuitas, e você pode escolher o que melhor se adequar às suas necessidades.

Controlar as contas a receber e a pagar

Manter um controle preciso das contas a receber e a pagar é fundamental para evitar atrasos, cobranças indevidas e garantir a liquidez do negócio.

Adotar medidas para reduzir despesas

Reduzir despesas pode ser uma forma eficiente de melhorar o fluxo de caixa, por isso, é importante adotar medidas como: negociar preços com fornecedores, reduzir o consumo de recursos e otimizar processos internos.

Fazer projeções de curto, médio e longo prazo

Além do fluxo de caixa projetado, é essencial realizar projeções financeiras de curto, médio e longo prazo. Isso serve para planejar investimentos, identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas para o futuro do negócio.

Ter um plano de contingência

Um plano de contingência inclui separar uma quantidade de recursos (não apenas financeiros, ,mas também a funcionários e tempo) e destiná-los a cobrir imprevistos. Dessa forma, você consegue ajudar a evitar problemas financeiros nesses casos, como a perda de um cliente importante ou oscilações do mercado, garantindo que as operações sigam funcionando.

Utilizar indicadores financeiros

Os indicadores financeiros ajudam a avaliar as condições financeiras do negócio. Além disso, também ajuda identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais estratégicas para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Quer uma consultoria capacitada para realizar o melhor controle do fluxo de caixa do seu negócio? Fale com a ENFAC!

    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *