Ferramentas e sistemas para um fluxo de caixa automatizado

Saiba a importância de um fluxo de caixa automatizado no seu negócio, benefícios de implementá-lo e conheça ferramentas para isso.

Um fluxo de caixa automatizado é essencial para a gestão financeira eficiente de uma empresa, uma vez que oferece um acompanhamento detalhado de entradas e saídas. Dessa forma, com um software de fluxo de caixa, é possível controlar os gastos e receitas, fazer projeções de caixa mais precisas e elaborar um planejamento financeiro mais eficiente, tudo de forma integrada e em tempo real. Continue lendo para conhecer algumas ferramentas que desempenham essa importante função.

Fluxo de caixa automatizado: o que é e qual a importância?

Automatizar o fluxo de caixa é fundamental para manter o controle financeiro da empresa em dia. Isso pois esse recurso registra de forma contínua e precisa todas as entradas e saídas de dinheiro, permitindo um acompanhamento detalhado da situação financeira do negócio.

O software de fluxo de caixa facilita o controle dos gastos e receitas, além de proporcionar uma visão clara das movimentações entre os períodos e seus respectivos saldos. Assim, com essas informações em mãos, é possível fazer projeções de caixa mais precisas e elaborar um planejamento financeiro mais eficiente. Portanto, ao integrar todos os dados financeiros da empresa em um único sistema, o software de fluxo de caixa oferece um controle em tempo real das movimentações.

Softwares recomendados

Algumas ferramentas que podem ajudar o seu fluxo de caixa são as seguintes:

  • iugu: solução completa que integra meios de pagamento a negócios online, via API ou software, para emissão de cobranças manuais, automatizadas e/ou recorrentes.
  • Quickbooks: sistema de gestão financeira que permite o acompanhamento do fluxo de caixa para tomada de decisão bem estruturada. Além disso, permite emitir notas fiscais integradas, com um aplicativo mobile para facilitar o controle, indicado para pequenas empresas e escritórios contábeis.
  • Nibo: sistema para acompanhamento de fluxo de caixa, com emissão de NF que pode ser integrado com sistemas de contadores e algumas plataformas de marketplace e WooCommerce.
  • SAP – SAP S/4HANA: ERP financeiro da SAP, desenvolvido especialmente para PMEs, que podem optar por usá-lo on premise (instalado localmente) ou na nuvem.
  • Bkper: ajuda empresas que trabalham com planilhas financeiras no Google Sheets ou (em português, Google Planilhas) a integrar todas as informações em um único lugar. Por isso facilita a organização e unificação dos dados.
  • AllowMe: uma opção de integração com negócios digitais, ajuda a evitar fraudes nos pagamentos, dessa forma, identificando e autenticando os clientes durante a jornada digital de compras.

Benefícios de um fluxo de caixa automatizado

Os impactos positivos de ter um fluxo de caixa automatizado em seu negócio incluem:

  • Processos otimizados: ao permitir realizar os cálculos com maior rapidez, a automatização do fluxo de caixa otimiza o tempo dos responsáveis pela área administrativa. Isso ocorre especialmente em empresas com altas demandas.
  • Preservação dos dados: as fraudes e o vazamento de informações são preocupações comuns no varejo. Por isso, o uso da tecnologia possibilita um controle mais eficiente dos dados da empresa e dos clientes.
  • Mitigação de erros: com um software de fluxo de caixa, é mais difícil deixar de registrar entradas e saídas, ou lançar dados incorretos ou duplicados. Esses erros comuns, ao longo do tempo, podem se acumular e causar problemas graves.
  • Decisões mais concretas: com informações atualizadas e corretas, o software facilita o planejamento e as escolhas dos gestores, tornando-as mais racionais e fundamentadas.

Precisa de auxílio para escolher e implementar a automação de caixa no seu negócio? Fale com a ENFAC hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *