Como funciona o planejamento e controle de obras?

Descubra como o planejamento e controle de obras são fundamentais para a construção civil, suas vantagens e como ter sucesso.

O planejamento e controle de obras são processos fundamentais na construção civil, eles envolvem desde a concepção do projeto até a sua execução. Enquanto o planejamento define metas, prazos e recursos, o controle garante a conformidade com o planejado, identificando e corrigindo problemas. 

Continue lendo para saber como essas etapas andam juntas e são essenciais para evitar desperdícios, atrasos e além disso, garantir a qualidade da obra.

Planejamento e controle de obras: o que são?

O planejamento se inicia na concepção de um projeto de obra e engloba todas as etapas anteriores à execução. Primeiro, estabelecem-se objetivos, metas e diretrizes da construção, como qualidade desejada, orçamento máximo e prazos de entrega, além de orçamento, cronograma,  métodos construtivos, recursos necessários e mão de obra.

O controle, por sua vez, ocorre junto com a  execução da obra e pretende  garantir que tudo aconteça conforme o planejado. É durante essa fase que conseguimos identificar problemas  solucioná-los, o que evita que a obra exceda os prazos, o orçamento e comprometa a qualidade. Além disso, qualquer falha ou atraso identificado durante o controle deve ser corrigido imediatamente para evitar prejuízos à obra.

Dessa forma, o planejamento e controle de obras são processos complementares, como um planejamento detalhado e bem elaborado facilita a fase de controle, tornando-a mais eficiente e ágil. Portanto, a correta execução dessas etapas (gestão, planejamento e controle) é fundamental para evitar desperdícios de materiais, falta de insumos ou equipamentos, além de assegurar que a obra seja concluída dentro do prazo estipulado.

Etapas do planejamento

Algumas das etapas para executar uma obra de forma eficiente são, por exemplo:

  • Estudo de viabilidade: uma avaliação técnica e econômica para analisar se a construção é viável, deve-se considerar restrições legais, zoneamento urbano e documentos necessários.
  • Análise do orçamento: controle dos custos da obra, incluindo materiais, equipamentos, mão de obra e reservas para imprevistos, ajustando os valores estimados conforme necessário.
  • Planejamento de itens: elaboração de documento com informações essenciais, como cronograma, escopo, plano de comunicação e gerenciamento de riscos.
  • Execução do projeto: realização de reuniões pré-construção para orientar aspectos como horário de trabalho, controle de qualidade e acesso ao canteiro de obras.
  • Acompanhamento: monitoramento presencial do andamento dos trabalhos para garantir que a obra siga o planejamento.
  • Finalização: avaliação de todos os passos executados, elaboração de relatório com resultados e identificação de erros e acertos para orientar obras futuras.

Benefícios de ter um planejamento e controle de obras eficiente

Existem muitas vantagens em efetivar um bom planejamento e controle de obras. Veja alguns deles aqui:

  • Economia e eficiência na utilização de recursos: o planejamento cuidadoso permite ter controle das compras de materiais e a minimizar desperdícios. Além disso, evita gastos desnecessários e atrasos que poderiam resultar em despesas adicionais.
  • Cumprir prazos e conter custos: seguir o cronograma de forma rigorosa é essencial para evitar custos extras relacionados ao aumento das horas de trabalho, além de outras despesas.
  • Estabilidade financeira: ao prever e analisar os custos fixos e variáveis, o planejamento garante alcançar os lucros.
  • Aumento da produtividade: dimensionar adequadamente a equipe de trabalho e investir na contratação de profissionais qualificados contribui para maximizar a produtividade.
  • Antecipação de problemas: a capacidade de prever atrasos e falhas permite tomar medidas proativas para mitigar seus impactos.

Quer um auxílio personalizado para realizar o planejamento de obras? Fale com a ENFAC e saiba tudo!

    Aceito receber e-mails com ofertas e conteúdos. Prometemos não utilizar suas informações para spam, clique aqui e veja nossa Política de Dados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *